quarta-feira, 1 de julho de 2009

O Idiota Social

Desde os tempos mais primórdios, idiotas tem feito do nosso mundo um lugar ora insuportavelmente irritante, ora mais divertido de se viver.

A despeito de fofinhos e lindinhos, todo mundo nasce totalmente sem noção. Até aí tudo bem, tudo é perdoável, afinal se criancinhas "cuti-cuti" dizem coisas constrangedoras como "nossa, olha aquela mulher gorda e manca!" e ainda apontam, é porque não sabem o que fazem - ou seja, não tem noção do que fazem. Mas aí vem o processo de lavagem cerebral chamado EDUCAÇÃO. E aprendemos a coexistir com outros seres humanos e, por assim dizer, nos tornamos aptos ao convívio social.

Porém, entretanto, contudo, todavia, alguns conseguem - não se sabe como - escapar desse processo de mutação interior e em vez de se tornarem socialmente aceitáveis, são "elevados" à condição de "idiota social".

Como definir essa classe de ser? Tio Aurélio diz que idiota é o indivíduo estúpido, a quem falta inteligência, bom senso. Assim sendo, acho que podemos dizer que idiota social é um "estúpido vivendo em sociedade". Para não restarem dúvidas, listamos abaixo exemplos práticos de como um idiota social se comporta em diversas situações:

Idiota social é o tipo de ser que ...

... vai a uma festa em que sequer conhece o aniversariante, bebe todas, dá em cima de todo mundo e termina vomitando no sofá dos outros. Lição nº 1: um idiota nunca percebe que é idiota e sempre acredita que tá abafando. Sua primeira apresentação é geralmente "oi, eu sou um idiota" ou "olhem pra mim, sou um idiota social".

... faz xixi em um poste ao meio dia, em dia de semana, cheio de convicção de que aquela folha ÚNICA da árvore lhe cobre alguma coisa. Lição nº2: Fazer xixi no meio da rua é o cúmulo da inaptidão para o convívio em sociedade e só é perdoável se você tiver incontinênia urinária ou não houver NENHUM banheiro disponível num raio de 1,5 km.

... escuta funk (ou qualquer outro estilo musical) no celular colorido SEM O FONE, dentro do onibus, às 6:30 da manhã, enquanto preenche o atestado de "sou um MEGA idiota social".

... nunca entende nada, está SEMPRE com "dúvidas" absurdas como, no subsolo-garagem de um prédio, perguntar "Sobe?" (dá vontade de responder: "não, esse elevador anda de lado"). Ou que tal aquela criatura que liga pra sua casa e pergunta "onde é que você está?", ou ainda aquele que na hora em que você acaba de acordar manda um "tá acordado?" (não, sou sonâmbulo!) . Lição nº3: Idiotas são sempre um poço sem fundo de dúvidas e perguntas redundantemente idiotas .

... diz aos quatro cantos - especialmente no trabalho - intimidades desnecessárias sobre seu/sua ex, futuro(a) ou atual , visto que está subentendido que você sabe - e todo mundo sabe - do que se trata. Lição nº4: idiotas são patologicamente carentes, geralmente mimados e precisam de atenção constante, precisam divulgar aquilo que acontece longe dos olhos dos "coleguinhas" para provar que são amados em todos os sentidos.

... faz comentários a uma colega sobre as "qualidades" da namorada(o) dele (a), com quem você já ficou, tipo: "ah, ela(e) tem um beijo ótimo, né?".

... acha que todos os vizinhos do seu prédio gostam e curtem seu espetáculos de "alto calão".

... aproveita-se de um dia de calor infernal para justificar a falta de roupa e compostura no trabalho. Ou pior: em pleno inverno vai trabalhar como se fosse verão só porque acha que o que é bonito tem que ser mostrado. Lição nº5: Idiotas adoram aparecer. "Eu sou o máximo" (I am weasel) é legal só "enquanto" desenho do Cartoon Network, entende?

... usa o telefone do trabalho pra discutir com o cônjuge, com a mãe, o irmão, o filho ou com o raio que o parta, constrangendo todo mundo e ainda passando recibo da sua compostura profissional inadequada.

... divulga em alto e bom som intimidades que mal interessam à sua própria sombra, quanto mais as pessoas que tem que conviver com um idiota social. Assim ó: dane-se se sua depilação está em dia ou não, se você tem gonorréia ou se tá indo pra cama com o colega da mesa ao lado. Guarde os detalhes sórdidos pra si mesmo ou, no máximo, para amigos muuuuuuuuuuito íntimos, se eles também forem idiotas.

... se acha íntimo de todo mundo ou jura que a vida dos outros lhe diz respeito, fazendo perguntas e comentários intrometidas como "você e seu(sua) namorado(a) estão brigados?", "você é gay?", "que chato, você se separou?", "nossa, você engordou?", "Nooooooossa, como você tá magra! Tá com AIDS?".

... independente da idade, comporta-se como um adolescente frustrado que acabou de levar um pé na bunda e espalha aos quatro ventos seu azar no amor (no Orkut, MSN, Twitter etc.), com frases de efeito. Lição nº6: idiotas tem a crença de que ser "coitadinho" no amor pode ajudá-los a ganhar pontos com o sexo oposto. Vai entender.

Dica do dia: tente com todas as suas forças não ser um idiota ou, pelo menos, tente disfarçar, porque como já dizia o sábio Seu Madruga, "amar ao próximo é difícil, mas amar aos idiotas é praticamente impossível".

3 comentários:

  1. mto bom...lendo isso a gente percebe como tem idiota no mundo!

    bjocas!

    ResponderExcluir
  2. Idiotas também cometem gafes como essa do autor deste artigo:
    "...rir de si mesmo ou, quem sabe, fazer uma "auto-análise-própria"."

    Bem idiota, além de redundante... Não?

    Será que existe auto-análise-"não-própria"?

    ResponderExcluir