quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Perguntas rápidas, respostas (por favor) também rápidas


É importante ter em mente que muitas vezes as pessoas perguntam "tudo bem?" como forma de demonstrar simpatia, educação. na maioria das vezes elas não estão, necessariamente, interessadas na sua vida.

Exemplo 1 (quem não conhece alguém assim?)

- Oi, tudo bem?

a) Tudo bem (ou Tudo indo, se preferir) e com você?
b) (Era uma vez...) Ai... mais ou menos! Sabe que ontem tive um briga feia com meu namorado porque ele disse que eu tava falando alto. Mas claro que tava, afinal, meu chefe me deu a maior bronca porque o fulano do outro setor não fez o trabalho dele e eu estava ao telefone discutindo com minha tia porque meu primo não fala com a mulher dele, que aliás é doente da cabeça. O que eu tenho a ver com isso ?! Então, quando cheguei em casa eu fui querer um cólo e fiquei chamando por ele, meu namorado, e ele não ouvia porque a televisão estava alta. Até que eu berrei, óbvio, e ele gritou de volta. Mas o grito era por causa do gol no jogo de futebol que ele estava vendo. Ai, enfrentar tudo isso depois de um dia péssimo no trabalho e um ónibus lotado que furou o pneu. Acho que até torci o pé... (meia hora depois) ... Mas e você? Tudo bem?

- Bom, eu tenho que ir!

Exemplo 2 (convite)
(este presenciei hoje, ao vivo)

- Oi, vocês querem lanchar agora?

a) Não, obrigada.
b) Ai, não... sabe o que é? é que tenho um alien na minha barriga e eu passando muito mal. Não como a três dias e só hoje é que almocei um pouquinho, mas mesmo assim já passando mal de novo e...

Às vezes os colegas te ajudam: te cortando e dizendo "tá bom, era só responder 'não, obrigada'. Nossa, é muita informação".

Resumindo: se alguém te faz um convite ou pergunta se tá tudo bem, dê uma resposta curta. Principalmente se a pessoa que lhe perguntar não for nenhum amigo próximo, se você estiver na rua, na hora do almoço, na hora da novela e etc... Caso a pessoa retome a pergunta ou o convite, então você explica alguma coisa. Pode até começar desde a data do seu nascimento se preferir. Aí a culpa é de quem perguntou demais.

Um comentário:

  1. Eu já ouvi uma dessas de lanche em algum café da manhã no trabalho...rs

    ResponderExcluir